O GMAC (Graduate Management Admission Concil) é o órgão responsável por criar e cuidar da estrutura do GMAT. Ir bem nesta prova é um caminho importante a ser seguido, independente da sua meta de pontos para passar na escola de negócios dos sonhos... Sabe por quê?
A nota do GMAT é usada para tentar prever qual é sua capacidade para acompanhar o rigor acadêmico de um programa de MBA em algumas das melhores escolas de negócios do mundo, como Harvard, Stanford GSB, Yale SOM, Kellogg, e muitas outras mundo afora.
Algumas pesquisas mostraram que há uma correlação ligeiramente positiva entre a nota no GMAT e a performance no MBA, e por isso, essa prova vem ganhando cada vez mais importância entre as escolas de negócios nos últimos anos.
Mas é claro que ir muito bem no GMAT não necessariamente significa que suas notas do MBA serão igualmente altas, assim como ir mal não significa que suas notas serão baixas. Por isso, a sua nota nesta prova não será a única responsável em sua avaliação na hora da seleção. Todo o restante do seu application cumpre o papel de te posicionar como alguém atraente para o comitê de seleção.
Mas, sem dúvida, uma nota alta (na casa dos 720-760) reforça ao avaliador seu destaque dentre os outros concorrentes.
O GMAT serve como uma régua de comparação entre os candidatos, e só para se ter uma ideia, há cinco ou seis anos atrás ele era aceito apenas em cerca de 1000 escolas de negócios. Atualmente, esse número saltou para 7000 escolas ao redor do mundo e portanto, vem se tornando um instrumento valioso na hora da seleção.
A pontuação do GMAT vai de 200 a 800 e tirar uma nota acima de 700 já te coloca entre os 10% melhores de uma legião de concorrentes bem preparados e já previamente selecionados (pessoas graduadas, que se interessam por negócios, almejam desenvolvimento...), já pensou sobre isso? Uma boa nota do GMAT te coloca em uma posição de destaque, e pode te ajudar até na hora de conseguir um emprego em alguma empresa acostumada a contratar MBAs, por exemplo, pois uma nota maior que 700 não é para qualquer um.
Por isso, como disse antes, independente de qual sua nota de corte e qual seu objetivo para a prova, estude e trabalhe para tirar a melhor nota possível. Isso aumenta suas chances, te destaca como candidato e demonstra que você está pronto para entrar numa escola de negócios.
Basicamente, o GMAT avalia sua capacidade e velocidade de raciocínio, e por isso é muito importante o treino e o estudo antes da prova.
É importante que você resolva questões do próprio GMAT ou que faça simulados que sejam fielmente estruturados com base nele, pois algumas questões são bem particulares dessa prova. Quanto mais você treina, mais velocidade e familiaridade ganha com os assuntos e com o padrão das questões. Esteja sempre preparado para evitar surpresas na hora da prova!
A prova é realizada no computador, mas fique tranquilo que no local de prova, provavelmente será fornecido algum tipo de rascunho para que você possa fazer anotações.
Importante frisar que nenhuma forma de consulta é permitida durante a prova, portanto materiais como livros, resumos ou mesmo o celular são proibidos. O uso deles pode te levar a uma desqualificação.
Como já dissemos antes, a pontuação da prova vai de 200 a 800 pontos, e sua nota é calculada não apenas de acordo com o número de questões acertadas, mas também com base na dificuldade dessas questões.
Mas como isso é possível?
Bem, o modelo dessa prova se chama CAT, que significa Computerized Adaptive Test, ou seja, a prova é individualizada e se adapta de acordo com o nível do candidato.
Inicialmente, todos os candidatos recebem questões consideradas de nível mediano. De acordo com seu desempenho, as questões vão se tornando mais fáceis ou mais difíceis, ou seja: quanto mais questões você acertar, mais difícil será o nível das suas próximas questões.
O GMAC tem um banco de questões enorme que é utilizado todos os anos. De acordo com a quantidade de erros e acertos, as questões são ranqueadas, e então classificadas como mais fáceis ou mais difíceis.
A pontuação varia de acordo com essa dificuldade, portanto, não se engane: se você acertar apenas questões fáceis, sua pontuação será menor!
A prova basicamente se divide em quatro sessões sobre as quais vamos falar melhor a seguir:
1) Verbal reasoning
2) Quantitative reasoning
3) Integrated reasoning
4) Analytical reasoning
Esta parte da prova é composta de 31 questões e dura 62 minutos, o que te dá apenas 2 minutos para resolver cada problema.
Existem dois tipos de questão nessa sessão:
1- Problem solving: são questões problema que a maioria já está acostumada, apontando qual seria a alternativa correta
2- Data sufficiency: essas já são questões específicas do GMAT. Também são apresentadas algumas situações problema, mas para cada uma delas, são apresentadas duas afirmações que deverão ser analisadas separadamente se são ou não suficientes para sua resolução.
O conteúdo exigido não é muito profundo. Na verdade, a maior dificuldade desta parte da prova é realmente a velocidade com que você consegue resolver as questões, o que reforça ainda mais a necessidade do treino.
É dividida em outras três partes:
Avalia seu conhecimento de inglês e sua norma culta, com 36 questões e duração de 65 minutos
É uma mistura das duas primeiras partes citadas. Avalia sua capacidade de interpretar textos, tabelas, gráficos e números por meio de problemas mais complexos e pode ser considerada uma das sessões mais difíceis.
Apresentar quatro tipos de questão:
1- Multi source reasoning: o candidato deverá chegar a uma conclusão por meio de tabelas, gráficos, números e texto escrito
2. Table analysis: análise de tabelas
3. Graphics interpretation
4. Two part analysis: envolve problemas mais complexos que geralmente envolvem “verbal” e “quantitative”. Composta de 12 questões e dura 30 minutos.
Nessa parte da prova, será fornecido um trecho de alguma argumentação e você terá que desenvolver uma redação explicando o que entendeu do argumento apresentado e também fazer uma análise crítica desenvolvendo um raciocínio sobre ele. Essa parte da prova também dura 30 minutos.
Qual conteúdo preciso saber dentro da matemática?
- Aritmética básica
- Álgebra básica
- Geometria básica
- Noções de probabilidade
As inscrições são realizadas pelo site oficial do GMAC (https://www.mba.com/), e a taxa a ser paga é de USD 150,00 se você ainda está na graduação e USD 250,00 se você já é formado.
Onde é possível realizar a prova?
Aqui no Brasil, as provas são realizadas em quatro cidades diferentes:
-São Paulo
-Belo Horizonte
-Curitiba
-Porto Alegre
Se você é de fora do país, também é possível saber sobre os locais de prova no site do GMAC.
Ufa, mas isso tudo deve dar um trabalhão, não? Sim, isso com certeza. Como já deu para perceber, prestar o GMAT vai demandar muito esforço e preparo e por isso, se você realmente quer seguir por esse caminho da conquista do seu MBA na universidade que você escolheu, deixo aqui mais duas dicas para te ajudar nesse processo:
Nós já vimos que para alcançarmos nosso sucesso no GMAT, precisamos de dedicação e treino. Esse treino é feito por meio de resolução de exercícios e simulados e por isso, é muito importante falar aqui que devemos separar o que é qualidade e o que é quantidade.
Não adianta nada resolver milhares de questões e milhares de provas se a gente não para para refletir o que está dando certo e o que está dando errado. Na verdade, se a gente não para para fazer esse tipo de reflexão, a gente acaba é perdendo tempo.
A prática leva à perfeição, mas essa prática precisa ser otimizada e inteligente. Reflita sobre o que errou , e também sobre o que acertou. Analise o que está fazendo que pode facilitar ou dificultar seu caminho, e em cima disso, tome atitudes para que consiga melhorar seu desempenho.
Já ouviu falar naquele provérbio chinês que diz: “A journey of a thousand miles begins with a single step.”?
Correr atrás do seu MBA é mais ou menos isso. A jornada você já decidiu, que é o próprio MBA, mas apenas sonhar com ele não resolve muita coisa. Você precisa agir e começar de algum lugar. Precisa dar o primeiro passo para que esse sonho chegue cada vez mais perto da realidade.
No site do GMAC, por exemplo, você encontra um pequeno simulado composto por oito questões. É um simulado curto e você gastará no máximo uns 20 minutos para concluí-lo.
Fazer esse simulado pode ser seu primeiro passo. Com ele, você poderá concluir quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos (que naturalmente necessitarão de mais atenção e treinamento). A partir disso, planeje seu treinamento, planeje seu tempo, comece a caminhar em direção ao seu objetivo.
E aí, qual será seu próximo passo?
Aproveita para conhecer como funciona o Treinamento Completo do Matemática Para GMAT clicando aqui.
50% completo
Preencha abaixo com o seu melhor email: