Em 2017, o GMAC™ fez uma pesquisa com mais de 4.000 candidatos que fizeram a prova do GMAT perguntando quantas horas eles haviam estudado para o exame e qual nota eles haviam tirado. O resultado está compilado no infográfico abaixo (em inglês):
Repare que metade dos candidatos que tiraram mais de 700 na prova estudaram pelo menos 90 horas em sua preparação. Agora, embora esses números sejam verdadeiros para a média dos "outros", eles não necessariamente serão verdadeiros para você.
É natural do ser humano querer maximizar o resultado ao mesmo tempo em que minimiza o esforço. Então, suponho que você deve estar se perguntando "Qual é o menor número de horas que EU preciso estudar para mandar bem no GMAT?". E como "mandar bem" tem um significado diferente para cada pessoa, também será diferente a resposta a essa pergunta.
Mesmo assim, cabem as seguintes reflexões:
O número de horas ideal de estudos por dia dependerá mais da sua rotina do que de qualquer outro fator. Em minha opinião, o número ideal de horas depende do equilíbrio entre o que você é capaz de encaixar em seu dia-a-dia e do quanto você quer tirar uma nota alta na prova.
Mesmo que você tenha tido uma preparação excepcional em matemática e em língua inglesa, eu recomendaria que você estudasse, NO MÍNIMO, 60 horas especificamente para a prova, fazendo exercícios para se acostumar ao formato do exame.
Isso porque, mesmo que você tenha facilidade para tirar uma nota alta sem tanto esforço (algo que acontece, sim, mas com a minoria das pessoas), vale MUITO a pena você se dedicar para tirar a maior nota possível na prova, uma vez que os frutos que você pode colher estão na casa das dezenas de milhares de dólares em MBA scholarships.
Uma possibilidade é você dividir 30 horas para estudar GMAT Verbal Reasoning e 30 horas para estudar GMAT Quantitative Reasoning, intercalando um dia estudando Verbal e um dia estudando Quant. Fazendo assim, em 30 dias você cumprirá as 60 horas.
Inclusive, se você quiser a minha ajuda para se preparar sem lacunas para a seção quantitativa, você pode conferir meu treinamento completo aqui.
Neste caso, a primeira coisa a fazer é: melhorar MUITO sua capacidade de leitura e entendimento de textos em inglês. Isso inclui melhorar seu vocabulário e também seu domínio da gramática da língua inglesa.
Por isso, vale a pena você salvar como página inicial do seu navegador no computador páginas de notícias em inglês como a The Economist ou o The New York Times, e se forçar a ler pelo menos um dos artigos deles diariamente.
Dessa forma, você vai absorvendo aos poucos a língua inglesa.
Afinal, como diria um professor de inglês que tive no ensino médio, “You cannot LEARN English, you can only ACQUIRE it”.
Ou seja, não adianta ficar só estudando pelos livros de gramática para aprender um novo idioma, você precisa se expor ao idioma diariamente para absorvê-lo aos poucos.
O ideal é você ainda não colocar uma meta tão curta para quando você deve fazer a prova do GMAT, pois você tem um salto grande a fazer na sua preparação. Então, não adianta criar uma expectativa descolada da realidade.
Por isso, sugiro que você pense em melhorar muito o seu inglês nos próximos 6 meses e, só depois disso, se preocupe em mergulhar na preparação para o GMAT.
Se você tem trauma de matemática, ou considera que sua matemática está super enferrujada e não se lembra, por exemplo, de como resolver uma equação do segundo grau, eu recomendo estudar pelo menos 120 horas só para o GMAT Quant (ainda sem contar Verbal) para você conseguir atingir uma preparação completa, sem lacunas na parte quantitativa.
Neste caso, se você estudar 2 horas por dia ao longo de 4 meses, você consegue passar por todos os tópicos do GMAT Quant e do GMAT Verbal, intercalando um dia Quant e um dia Verbal.
Essas sugestões de tempos de estudos diários são apenas sugestões de quanto tempo você deveria estudar antes de fazer sua primeira prova do GMAT.
E por que eu digo “primeira” prova do GMAT?
Porque a maior parte dos candidatos acaba precisando refazer a prova 2 ou 3 vezes antes de se sentir satisfeito(a) com a nota. Isso significa que a jornada do GMAT pode facilmente durar 4, 8, 12 meses, mesmo para um candidato bastante dedicado.
E você, já está se preparando para o GMAT? Já estudou quantas horas? Pretende estudar quantas horas no total?
Espero que essas orientações sejam úteis para a sua preparação e, caso você tenha gostado, aproveite para compartilhar com os amigos que também prestarão o GMAT.
Até a próxima!
Ah! E se você quiser ajuda para encurtar seu tempo de preparação para o GMAT...
Aproveita para conhecer como funciona o Treinamento Completo do Matemática Para GMAT clicando aqui.
50% completo
Preencha abaixo com o seu melhor email: